Creme e clareador dental natural: Ótimas receitas pra nos fazer mudar!

Pasta de dente industrializada: Vamos repensar?

Já sentiram aquela sensação de limpeza profunda ao observar a quantidade de espuma que sai de determinado produto? Seja em shampoos, sabonetes, pastas de dente… Mas, você sabia que espuma não remete à limpeza, e vice versa? Vamos entender mais sobre isso!

Vamos começando na prática? Se tiver perto, pegue uma pasta de dente e leia todos os ingredientes que a compõem. Um deles é responsável pela espuma que tanto gostamos nos cosméticos, o Lauril sulfato de sódio, um ingrediente químico de propriedade detergente e surfactante (influencia a superfície de contato entre dois líquidos), encontrado na maioria dos cosméticos industrializados do nosso dia-a-dia.

Assim como os componentes químicos presentes, o Lauril sulfato pode causar diversas reações alérgicas e já é conhecido por ser um ingrediente irritante, podendo provocar sangramentos na gengiva, coceira, vermelhidão (tanto na boca quanto nos olhos e na pele) e principalmente o surgimento de aftas. Nesse post, eu falei sobre o impacto dos cosméticos industrializados no meio ambiente, vale a pena ler!

Ao começar a perceber a quantidade de ingredientes químicos que usamos diariamente, e como nos fazem acreditar que somente haverá limpeza se utilizarmos eles, venho buscando substituir o máximo que posso por ingredientes provenientes da natureza e que possuem inúmeros benefícios pra nossa saúde. Já ensinei aqui como fazer máscaras de hidratação , Lip tint e desodorante . Agora vou ensinar como fazer seu próprio creme e clareador dental natural!

Clareador dental natural: Conheça os ingredientes medicinais super fáceis de encontrar!

Quem não gosta de dentes branquinhos? Aumentam até nossa autoestima! E na maioria das vezes, os dentes vão amarelando devido às coisas que ingerimos, como café, vinho, açaí, chocolate, cigarro, entre outros, e que de qualquer modo, algumas delas fazem parte do nosso dia-a-dia!

A natureza fornece tudo o que precisamos, nela encontramos inúmeras plantas, frutos, cascas e raízes repletos de nutrientes e benefícios para nosso corpo e saúde! Para isso, separei alguns ingredientes que agem promovendo limpeza, proteção e que também servirão pra você fazer seu próprio clareador dental natural!

Carvão ativado

O mais conhecido por suas propriedades clareadoras, e o mais visto nas redes sociais, divulgado pelas blogueiras e feito para quem almeja um clareador dental natural sem precisar de outros procedimentos. O carvão ativado purifica e elimina as impurezas sendo conhecido por absorver toxinas, desintoxicando o corpo todo! Mas, assim como todos, deve ser usado com moderação.

Gengibre

O gengibre é uma raiz conhecida pelos seus fins medicinais e seus diversos benefícios. Possui propriedades antissépticas, antimicrobianas, tônicas, desinfetantes e anti-inflamatórias, prevenindo inflamação das gengivas, eliminando resíduos e impurezas, promovendo limpeza e protegendo a boca no geral. Por se tratar de um adstringente, o gengibre possui propriedades anticoagulantes que estimulam a digestão, ou seja, ajuda bastante no controle do mau hálito! Além disso, possui ação antioxidante, prevenindo a degradação dos dentes e gengivas. É ótimo como ingrediente pro seu clareador dental natural, podendo ser misturado: 1 col (chá) de bicarbonato + 1 col (chá) de gengibre em pó + 2 col (chá) de óleo de coco. OBS: Usar somente 2x por semana

Óleo de coco

Imagem de DanaTentis por Pixabay

Já fiz um conteúdo inteiro explicando sobre o óleo de coco, seus benefícios e funções! Ele realmente é incrível pra inúmeras coisas, principalmente quando se trata de cosméticos naturais! O óleo de coco possui propriedades antimicrobianas promovendo a saúde bucal além de ser ótimo pra fazer bochecho, pois, muitos resíduos do dente não são solúveis na água mas sim em gordura, e, por isso, além de ser um clareador dental natural por si só, ajuda a combater as bactérias, eliminar toxinas e evitar aftas! Muitos tem o costume de fazer bochecho pela manhã com uma pequena quantidade de óleo de coco, de 3 á 5 minutos.

Cravo-da-índia

Eu particularmente amo o cheiro do cravo-da-índia! Por isso, achei bem legal colocar ele entre os ingredientes possíveis pra se fazer um creme e clareador dental natural cheio de benefícios pra nós! Esse ingrediente possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, antifúngicas e é ótimo pra combater o mau hálito e dar um gostinho bom na pasta de dente e na boca.

Sálvia Esclareia

Imagem de karinrotheneder por Pixabay

A sálvia, especificamente falando da espécie Esclareia, é um maravilhoso antisséptico, anti-infeccioso, anti-inflamatório e adstringente, devido a isso, suas substâncias ajudam a promover limpeza profunda, removendo tártaros, combatendo mau hálito, tratando aftas e gengivites! Além de tudo, ela, assim como o óleo de coco, pode ser usada individualmente como clareador dental natural, basta esfregar as folhas no dente por uns 3 minutinhos! OBS: É muito importante saber a espécie da sálvia, pois, a Salvia Divinorum possui substâncias “psicodélicas”.

Açafrão (Cúrcuma)

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um ingrediente também muito fácil de encontrar, sendo normalmente utilizado na cozinha em diversas receitas! Se caracteriza por possuir ação antisséptica, anti-inflamatória e antibiótica, e muitos substituem a própria pasta de dente por essa raiz em pó. A primeira vez que ouvi falar dela foi como clareador dental natural, sendo necessário somente colocar a escova molhada no pó e escovar os dentes normalmente, e eu adorei o resultado! Pode ficar melhor ainda se quiser misturar: 1 col (chá) de cúrcuma + 1 col (chá) de óleo de coco e se quiser + 1 col (chá) de canela em pó!

Juá em pó

A casca do Juazeiro em pó é considerada como um detergente natural, até espuma faz! E esse é um dos motivos de sua utilização pra fazer pasta de dente! Ele é rico em sapopinas, o que provoca a espuma, além de possuir potente ação bactericida, fungicida e adstringente, promovendo a limpeza e ajudando a combater a carie!

Substituindo nossa pasta de dente e levando um clareador dental natural de “brinde”!

Primeiramente é muito importante ressaltar que existe uma CONTRAINDICAÇÃO pra gestantes e crianças devido ao uso do óleo essencial. Quero enfatizar também que essas receitas são de acordo com tudo o que pesquisei, absorvi de experiências compartilhadas e adequei pra o que é melhor pra mim!

Receita 01

  • 1/2 col (chá) de cravo ou canela em pó
  • 1/2 col (chá) de bicarbonato (Deixa a pasta menos ácida e mais alcalina. Equilibra o PH)
  • 1/2 col (chá) de pó de Juá ou carvão ativado/carvão de coco
    *Misturar esses ingredientes*
  • 2 col (sopa) de óleo de coco
  • 1 col (sopa) de água filtrada (vai jogando aos poucos pra não ficar aguado)
  • 5 gotas de Stevia ou Xilitol. (se for em pó, colocar 1/2 ou 01 colher de chá)
  • 2 gotas de óleo essencial de limão
    *Misturar os ingredientes e colocar num potinho* Está pronto!

Receita 02

  • 1/2 col (sopa) açafrão
  • 1/2 col (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 col (chá) de cravo ou canela em pó
  • 1/2 col (sopa) de água
  • 1/2 col (sopa) de óleo de coco
  • 5 gotas de Xilitol ou Stevia
  • 2 gotas de óleo essencial de limão (Pode ser hortelã também pra dar aquela refrescância)
    Só misturar e já pode usar! Uma dica: Coloque uma colher junto do potinho pra colocar a pasta na escova.

    Gostou? Faça em casa e me conte depois o que achou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close