Os inúmeros benefícios do óleo de coco para o corpo!

Influência do óleo de coco nos cosméticos naturais

É muito visível o aumento da busca por cosméticos naturais e orgânicos atualmente, assim como a preferência por fazer o próprio cosmético em casa, confiando e utilizando somente os ingredientes oferecidos pela natureza! Eu particularmente estou amando mergulhar nesse assunto de infinitas possibilidades, principalmente quando eu vou reconhecendo toda mudança de vida que essa transição pode causar em nós, no nosso corpo, e o quanto podemos nos adaptar com facilidade à esse novo estilo de vida!

Em meus aprendizados diários, notei bastante a presença do óleo de coco nas composições de diversos cosméticos, como Lip tints e máscara capilares caseiras que já ensinei aqui no The Natureba através de receitinhas super práticas e fáceis de fazer! Mas, se prepare, pois esses são somente uma pequena parte comparados aos outros diversos benefícios do óleo de coco para o corpo!

Imagem de Marie Osaki por Pixabay

Na aromaterapia (terapia feita através dos óleos essenciais, cuidando do indivíduo como um todo), o óleo de coco é um dos óleos vegetais muito utilizado e que serve como transporte do óleo essencial para o corpo e corrente sanguínea, promovendo assim o bem estar e equilíbrio do indivíduo tanto fisicamente, quanto emocional e espiritualmente. Por isso, é muito importante o uso do óleo de coco extra virgem!

Óleo de coco extra virgem e refinado

  • Óleo de coco extra virgem: Rico em vitaminas, minerais, ácidos graxos, ômega 3,6,7 e 9 além de auxiliar no funcionamento do organismo,
  • Óleo de coco refinado: Quando refinado, o óleo perde grande parte dos seus benefícios, como as vitaminas e ácidos graxos.

As diferentes funções do óleo de coco para o corpo

Acabei de falar brevemente sobre a influência do óleo de coco na aromaterapia, máscaras capilares e lip tints, e, vamos combinar? nosso corpo aceita muito bem o óleo de coco pra muitas outras coisas! Primeiramente, é essencial entender quais suas características antes de adentrá-lo em sua rotina, não é mesmo?

Uma das características que eu mais acho interessante de compartilhar, é que o óleo de coco é um incrível antibactericida e anti-inflamatório! Rico em gorduras saudáveis, ácidos graxos e vitaminas E, D, K e A os benefícios do óleo de coco para o corpo só aumentam! Ótimo aliado para nós mulheres, ele possui a capacidade de melhorar a absorção dos nutrientes tanto para os fios quanto para a pele, sendo um ótimo hidratante natural! Vamos falar por parte sobre tudo o que pode ser oferecido pelo óleo de coco para o corpo?

Imagem de moho01 por Pixabay

Óleo de coco para os cabelos:

  • Pode ser usado sozinho ou misturado com outro ingrediente.
  • Previne a queda dos fios.
  • Fortalece os fios agindo internamente em suas camadas.
  • Diminui o friz.
  • Quando massageado no couro cabeludo estimula a circulação sanguínea.
  • Ótimo para cabelos cacheados e crespos.

OBS: Em alguns sites falam que funciona como substituto do condicionador, mas, por experiência própria, meu cabelo não se adequou e ficou pesado! Sempre passo antes de lavar o cabelo.

Óleo de coco para as unhas:

  • Auxilia no preparo das unhas, pois, além de fortalecê-las, hidrata a pele e as cutículas. É orientado aplicar umas gotas e massagear no local.

Óleo de coco para pele:

  • Auxilia na absorção de vitamina D e nutrientes.
  • Ajuda na cicatrização.
  • Se misturado com borra de café se torna um ótimo esfoliante natural, aumentando a circulação sanguínea.
  • Devemos tomar cuidado com a quantidade, afinal, se trata de um óleo.

Óleo de coco para boca:

  • Como antisséptico: É orientado fazer bochecho misturando óleo de coco com um pouco de água, pois, além de ser antibactericida, ele contribui para dentes mais brancos.
  • Ótimo hidratante labial natural, mantém a boca hidratada por muito tempo!

Óleo de coco na maquiagem:

  • Atua como um potente demaquilante, removendo facilmente a maquiagem.
  • Pode ser usado como iluminador também!

Auxiliando no combate à candidíase

Quando fiquei sabendo dessa dica sensacional, já aderi ela pra minha vida! Inclusive, muitos ginecologistas recomendam. Todas precisam saber disso, afinal, é algo muito comum entre as mulheres, e quando encontramos uma grande ajuda totalmente natural, com certeza temos que aproveitá-la! O óleo de coco possui poderosos ácidos graxos e é um ótimo antibactericida e antifúngico, além disso, tem a capacidade de hidratar a região. É simples e prático, só colocar um pouco de óleo de coco nas mãos e passar na região íntima.

Imagem de DanaTentis por Pixabay

Do lubrificante pra massagem corporal!

Os benefícios do óleo de coco para o corpo não param por aí! Ele é considerado um maravilhoso lubrificante natural e um ótimo óleo massageador. Além de promover a hidratação, possui efeito anti-inflamatório capaz de aliviar as tensões do corpo!

O óleo de coco para o bem estar como um todo!

Já conseguimos ter uma ideia do quanto é incrível o óleo de coco para o corpo e o quanto ele pode ajudar e ser substituído facilmente em muitas ocasiões! Ele é um dos diversos óleos vegetais que possuem grandes benefícios para a pele e cabelo, como o óleo de semente de uva, o óleo de cânhamo, o óleo de rosa mosqueta, amêndoas, entre outros. Cada um tem sua particularidade, mas este é um assunto para outro post!

O meio de utilização do óleo de coco é bem amplo, podendo ser usado até mesmo na cozinha estando presente em muitas receitas saudáveis que encontramos por aí! Outra informação interessante que encontrei (pois, ainda não tentei adentrar na minha rotina) é de que uma colher de óleo de coco por dia pode ser um ótimo auxílio no controle do colesterol e no aumento da imunidade. Além disso, os ácidos graxos fazem com que ele não seja acumulado no corpo possuindo efeito termogênico, o óleo de coco gera calor e automaticamente queima calorias, assim como também aumenta nossa saciedade!

Imagem de DanaTentis por Pixabay

Desde que adentrei esse ingrediente natural em minha vida, primeiramente através da hidratação capilar, já fiquei apaixonada pelo seu efeito! Com o tempo fui compreendendo toda possibilidade de cura e melhora do óleo de coco para o corpo e o quanto podemos fazer nossos próprios cosméticos naturais obtendo ele como ingrediente! Das vezes que comprei, notei que seu preço varia entre R$16,00 e R$25,00 dependendo do lugar, é um ótimo investimento, pois, pode ser usado pra várias coisas e rende bastante!

Gostou? Conta aqui nos comentários como você mais usa o óleo de coco no seu dia-a-dia e me conte o que achou de todas essas possibilidades de uso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close