Desodorante natural: Aprenda a fazer o seu!

O desodorante natural como nosso aliado do dia-a-dia

Existem coisas e situações em nossa rotina que, querendo ou não, estão entre as necessidades básicas e essenciais da vida! Quando falamos do uso de cosméticos, o desodorante está entre os aliados de todos nós, sejam mulheres ou homens, ele é fundamental para controlarmos a transpiração e nos mantermos despreocupados durante o dia quanto a isso, afinal, vivemos em um país tropical, e vamos suar mesmo, isso é natural!

Ultimamente, buscando saber mais por cosméticos naturais e sua variedade, como maquiagens, shampoos, óleos corporais, lip tints/lip balms e máscaras capilares, notei um grande número de marcas que também se preocuparam em elaborar e fornecer desodorante natural de diversos aromas, e o melhor, totalmente benéfico!

Esse incrível leque de possibilidades que se abriu pra mim, me fez enxergar que eu poderia levar uma vida muito mais saudável, não somente na questão de exercícios físicos e alimentos naturais (que também são super importantes), mas na substituição dos cosméticos industrializados pelos cosméticos naturais e orgânicos no meu dia-a-dia.

Foto de bruce mars em Unsplash

Por que devemos substituir o desodorante industrializado pelo desodorante natural?

Com certeza você já ouviu falar que o uso contínuo de desodorante pode fazer mal ao corpo né? Eu também! Por isso fui buscar informações e pesquisar sobre ele e suas formulações. Dentre seus componentes, existe uma quantidade considerável de alumínio, parabenos e triclosan. Os parabenos podem causar alergias enquanto o triclosan interfere no funcionamento do fígado. O alumínio principalmente, age fechando os poros das axilas impedindo a passagem de suor, podendo ser facilmente penetrado na pele por se tratarem de moléculas pequenas, chegando até nosso sistema sanguíneo. Além disso, o corpo em defesa desses componentes químicos, passa por um processo inflamatório, desencadeando doenças inflamatórias e até mesmo câncer.

Como já citei em posts anteriores aqui no The Natureba, minha pele é muito sensível a todo tipo de cosmético industrializado, é impressionante, desencadeia uma reação alérgica na mesma hora! E acredito que esta seja a realidade de muitos também. A substituição por cosméticos naturais em minha vida faz parte de um longo processo, visto que ainda utilizo produtos químicos no meu dia-a-dia. Porém, a grande mudança está principalmente na consciência!

Estando consciente dos malefícios provocados por qualquer cosmético industrializado, já é um grande passo pra impulsionar essa grande mudança de hábitos em nossa vida. Então, quando vamos à farmácias e lojas de cosméticos, devemos sempre olhar os ingredientes no rótulo da embalagem!

Photo by Roos Algera on Unsplash

Resgatando a ancestralidade: Honrando nosso corpo e a natureza

Ao buscarmos o aprofundamento no uso do desodorante natural e cosméticos em geral, automaticamente resgatamos a sabedoria ancestral ao honrar nosso corpo e a natureza, simplesmente por impedir que componentes tóxicos adentrem em nós (nossa casa) e nos solos e rios da Terra, que também é um ser vivo e fornece tudo o que precisamos pra levar uma vida leve e equilibrada.

O uso dos óleos essenciais dizem muito sobre isso, são uma grande cura para nosso corpo e são muito utilizados como um dos ingredientes do desodorante natural. Além de fornecerem aromas incríveis, os óleos essenciais possuem ação bactericida, pois, como citado, possuem propriedades curativas das plantas, como a lavanda, malaleuca, alecrim, entre outros, portanto, são ótimos para fazer seu próprio desodorante natural caseiro!

Devemos estar atentos aos óleos essenciais considerados fotossensibilizantes, como o de grapefruit, tangerina, limão, bergamota, laranja, entre outros. Estes óleos não podem ser expostos ao sol, portanto não são recomendáveis para utilizarmos como um dos ingredientes do nosso desodorante natural, podendo provocar manchas na pele e irritações.

Foto de Chelsea Gates no Unsplash

Receitinhas caseiras fáceis e práticas pra fazermos nosso próprio desodorante natural

Primeiramente, vamos combinar que a volta do movimento DIY (Do It Yoursef / Faça você mesmo em português) veio com tudo, né? Principalmente quando falamos de cosméticos! Só aqui no The Natureba já passei várias receitas naturais e caseiras de hidratações capilares e lip tint.

O fato de percebermos que somos capazes de fazer o que quisermos, desperta a vontade de sempre fazer algo melhor, e o desodorante natural está entre as mudanças positivas em nossa qualidade de vida!

Por isso, separei 2 receitinhas super acessíveis pra você fazer seu próprio desodorante natural caseiro! Vamos lá?

  1. DESODORANTE NATURAL COM LEITE DE MAGNÉSIA
    – 1/2 xícara (chá) de leite de magnésia
    – 1/4 xícara (chá) de água
    – 01 colher (chá) de óleo essencial da sua preferência.

    OBS: Gosto bastante do óleo de lavanda!
  2. DESODORANTE NATURAL COM ÓLEO DE COCO E BICARBONATO
    – 04 colheres (sopa) de óleo de coco
    – 03 colheres (sopa) de polvilho (amido de milho)
    – 01 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
    – 07 gotas de óleo essencial.

Desodorante natural: O bem-estar está nas coisas simples da vida!

É incrível observar e fazer parte da mudança que está acontecendo no planeta Terra, principalmente quando se trata da evolução de consciência de todos nós! O quanto cada vez mais vem aumentando o número de pessoas que buscam o bem-estar e saúde em todas as situações da vida cotidiana, seja no modo de se alimentar, fazer exercícios e principalmente: no consumir!

Devemos sempre respeitar o processo natural do nosso corpo de forma leve e amorosa. Na questão do uso de desodorantes por exemplo, sabemos que a transpiração ocorre para que as toxinas do corpo sejam liberadas, ou seja, o corpo está fazendo seu papel. O que podemos fazer sobre isso está no uso consciente de produtos que não causem efeitos colaterais e que não sejam prejudiciais para nós e para o meio ambiente.

Imagem de DanaTentis por Pixabay

Vocês viram neste post como podemos fazer desodorantes naturais de forma prática e fácil, além de outras receitas que ensino aqui também que servem como ótimas substituições dos produtos químicos em geral. Porém, caso você prefira adquirir o produto já pronto e não quer ter o “trabalho” de fazer o seu próprio desodorante natural, aconselho sempre aqui sobre buscar marcas que trabalham por um bem maior, que possuem um propósito por traz da execução além do lucro.
É muito importante a busca por marcas que se preocupam realmente com o planeta, com a vida e o bem estar, por isso devemos impulsioná-las e nos beneficiarmos ao mesmo tempo com essa escolha consciente!

Faça seu próprio desodorante natural em casa e me conte aqui nos comentários o que achou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close