Como fazer seu próprio Lip Tint natural

Os batons e sua composição

É fato que muitas de nós fazemos a maquiagem ser, na verdade, um ritual diário e uma das etapas essenciais da nossa rotina para começarmos o dia com tudo, da forma mais potencializada possível! E com certeza o batom é um grande aliado nesse processo. Eu particularmente acredito que as cores podem transformar a harmonia e energia do nosso dia-a-dia e que nós conseguimos demonstrá-las muito bem nos nossos lábios!

A diversidade de cores que as maquiagens nos proporcionam é incrível, ainda mais quando falamos de batom! Os batons são capazes de nos oferecer uma gama de cores e vários tons em uma só cor, como os tons de vermelho, tons de nude e rosa, além das cores super alternativas como roxo, azul e até mesmo preto.

O grande porém nessa questão, é que para obter essa variedade de cores, a maioria das empresas utilizam metais pesados como o chumbo por exemplo, usado para realçar o pigmento e os variados tons. Devemos prestar bastante atenção ao usarmos determinados batons diariamente, pois, é muito provável que iremos retocar esse batom mais de uma vez ao dia, e, se utilizado com muita frequência e em grande quantidade, os componentes químicos presentes podem provocar alergias e até interferirem no sistema nervoso, além dos diversos outros efeitos causados por um cosmético industrializado.

Imagem de MacMonkey por Pixabay

Lip Tint: A moda do efeito natural!

De uns tempos pra cá, comecei a observar o aumento na busca pelo “efeito natural” nas maquiagens, e, uma coisa que me chamou bastante atenção foi o Lip Tint, um cosmético de longa duração vendido por várias marcas conhecidas no mundo das maquiagens, utilizado para “manchar” os lábios e que muitas mulheres utilizam até mesmo nas bochechas e pálpebras. O uso dele nos lábios se dá bastante pela busca de um tom natural de boca, de modo que as vezes nem pareça que foi passado algo. E eu que adoro produtos que me proporcionam efeitos naturais (e principalmente os naturais de fato) acabei comprando também. E pode acreditar, funciona mesmo e fica lindo!

Além da consistência líquida, o Lip Tint possui diferentes tonalidades como o tom avermelhado, vinho, alaranjado e rosa. Eu particularmente já utilizei o tom vinho, e posso falar? Deu o efeito natural de boca avermelhada em uma única passada! Passo somente na parte inferior da boca e depois junto os lábios pra dar aquela misturada e já está pronto!

Como minha pele e lábios tendem a ser mais ressecados naturalmente (principalmente no frio), notei que quando eu passava o Lip Tint minha boca ficava mais seca ainda, o que deixa qualquer pessoa desiludida por “gostar de uma coisa mas não pode usar”, não é mesmo?

Buscando referências sobre esse produto que eu gostei tanto, querendo saber sobre sua composição e sobre as experiências de outras pessoas, vi que assim como os batons, possui componentes tóxicos em sua formulação, podendo causar alergias, dentre outros sintomas que citei anteriormente se usado em excesso diariamente. Além disso, vi comentários de algumas pessoas que já ficaram com os lábios muito machucados e outras que desenvolveram alergias e inflamações na pele como a dermatite.

Após a busca destas informações e os riscos que vi, pensei em como poderia continuar mantendo meus lábios com o efeito natural, mas, sem prejudicar meu corpo, (já que estava passando por efeitos colaterais do uso diário do Lip Tint). Foi onde pensei “Por que não fazer meu próprio Lip Tint natural?”
Depois de procurar por alguns sites e vídeos, encontrei a receita mais fácil, prática, barata e eficaz! E o melhor, apenas com dois ingredientes: BETERRABA e ÁGUA!

Photo by FOODISM360 on Unsplash

Fazendo seu próprio Lip Tint natural

Essa substituição do lip tint industrializado para o lip tint natural, além da economia, é um ótimo benefício para o corpo! A beterraba é um potente ingrediente natural e todos sabemos que sua tinta tem bastante capacidade de tingimento, basta pegar uma beterraba cortada!

Além de ser um alimento muito saboroso e possuir uma cor maravilhosa, a beterraba é uma raiz repleta de vitaminas, B e C (antioxidante que previne o envelhecimento das células), nitratos, ferro, potássio, zinco (um dos responsáveis por fortalecer o sistema imunológico), cálcio, entre outros nutrientes. Portanto, só tem o que acrescentar ao ser usada como Lip Tint natural!

Para fazer essa mistura você vai precisar:

Photo by FOODISM360 on Unsplash
  • Uma beterraba pequena descascada
  • Mixer ou liquidificador
  • Peneira
  • Recipiente pequeno
  • Pequena quantidade de água
  • Frasquinho de esmalte limpo ou antigo frasco de Lip Tint

Modo de preparo do Lip Tint natural:

  1. Cortar a beterraba descascada em pedaços
  2. Colocar os pedaços no mixer ou no liquidificador (Dependendo do mixer é necessário um recipiente)
  3. Colocar somente um pouquinho de água pra dar a liga quando bater a beterraba (fiz a olho mesmo)
  4. Coar o líquido formado direto no recipiente
  5. Passar com cuidado o líquido do recipiente para o frasco

Observações:
– Você também pode acrescentar meia colher de óleo de coco no líquido depois de coado, pois ele é um ótimo hidratante natural!
– Não é aconselhável que use o dedo para passar seu lip tint natural, pois, a tinta mancha bem rápido, principalmente as roupas! Por isso, se seu frasco não tiver algo pra passar, use um pincel ou algo do tipo!

Por se tratar de um lip tint natural, seu prazo de validade é bem curto, portanto, é legal conservar na geladeira e utilizá-lo no prazo máximo de uma semana! Como rende bastante, eu já fiz este lip tint natural pra mim e pras mulheres a minha volta, assim todo mundo usa e ninguém passa vontade!

Imagem de congerdesign por Pixabay

Produtos naturais serão sempre a melhor opção

A cada dia que passa venho buscando inserir os cosméticos naturais, orgânicos e até mesmo veganos no meu modo de vida. (Se tiver alguma dúvida sobre o que difere entre eles, fiz um post especialmente para esclarecer essas dúvidas aqui) É claro que muitos produtos que uso diariamente são industrializados e pelo menos pra mim, tem sido um processo diário para substituí-los por outros cosméticos naturais. Mas, a questão é: Substituir aos poucos no que eu puder. Opto também sempre por substituir por alternativas fáceis e baratas! A intenção é aproveitar tudo que a natureza fornece a nossa volta sem esforço. Como sempre digo, a natureza é sábia e sempre tem pra oferecer o que buscamos.

Gostou? Faça seu lip tint natural e me conte depois o que achou. É muito legal compartilhar e absorver experiências!

Categorias Sem categoriaTags , , ,

4 comentários em “Como fazer seu próprio Lip Tint natural

  1. Júlia Negrello Júlia Lüders 26 de julho de 2020 — 15:15

    Que incrível!!! Já quero fazer o meu, amo seus conteúdos Ju, parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oláa!
      Fico muito feliz que goste dos meus conteúdos! É muito legal ver cada vez mais pessoas buscando se informar e optando pelo uso dos produtos naturais e orgânicos!
      Obrigada

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close