Cosméticos orgânicos, veganos e naturais: Como saber diferenciar?

O rótulo da embalagem não pode passar despercebido!

Como muitos devem saber, o mundo dos cosméticos é bem amplo e possui algumas categorias. Além dos cosméticos naturais, existem também os cosméticos orgânicos e veganos, e pode acreditar, não são a “mesma coisa” como muitos acham!

Sempre nos deparamos com embalagens maravilhosas e criativas nas prateleiras das lojas de cosméticos! Muitas vezes eu mesma compro o produto apenas por algo que me chamou atenção na embalagem, e é aí que a realidade passa despercebida, principalmente quando se trata de produtos naturais (os orgânicos são ainda mais difíceis de serem encontrados nestas lojas).

Cosméticos à base de produtos naturais

Muitos cosméticos à base de produtos naturais são confundidos e levados pra casa por acharmos que são totalmente naturais de fato. Mas, a verdade é que estes cosméticos possuem somente uma pequena porcentagem de ingredientes naturais, e a maior parte são considerados químicos e tóxicos. O grande problema, é que mesmo composto por ingredientes tóxicos, estes cosméticos são vendidos como “100% naturais”, por isso é muito importante ressaltar a necessidade de olhar o rótulo nas embalagens e estar sempre atento à sua composição.

O que são cosméticos orgânicos?

Antes de tudo, é essencial ressaltar o que significa a palavra “orgânico”. Orgânico se caracteriza por ser um processo que de alguma forma obtém sua fonte principal onde há vida, assim como as substâncias que se originam desse processo.

A cada dia que passa, assim como os cosméticos naturais, os cosméticos orgânicos estão adentrando cada vez mais na vida e cotidiano de muitas pessoas, que assim como eu, estão em constante busca por absorver maior conhecimento sobre o assunto e seus inúmeros benefícios para nós e principalmente para o meio ambiente, o que caracteriza outro fator muito importante: Não são testados em animais!

É incrível o leque de possibilidades que os cosméticos orgânicos e naturais podem nos oferecer, e muitas vezes podem ser feitos em casa! Já ofereci um conteúdo muito interessante sobre máscaras capilares caseiras super fáceis de fazer apenas com ingredientes que temos em casa, e se forem orgânicos, são mais potencializadas ainda! Além dos cabelos, o mundo dos orgânicos oferece desde pasta de dentes até mesmo bases para vários tons de pele, além de batons, sombras, entre outros.

Para compreendermos se determinado produto faz parte do grupo dos cosméticos orgânicos, é necessário antes de tudo, ficar atento às matérias-primas que o compõe. Os cosméticos orgânicos devem possuir nenhuma substância química ou agrotóxicos em sua composição, sendo 100% naturais. De acordo com as certificadoras (como IBD e ECOCERT), devem ser compostos por no mínimo 95% de matérias orgânicas e os 5% restantes podem ser água ou outros ingredientes naturais.

Imagem de Jill Heyer por Pixabay

Como podemos ver, os cosméticos orgânicos só possuem benefícios a nos oferecer! Em outro post recente, em que falei sobre a diferença entre cosméticos industrializados e cosméticos naturais, ressaltei o impacto do uso destes produtos no meio ambiente e no nosso corpo. Isso é um dos fatores que faz com que estes produtos se encaixem no grupo dos cosméticos sustentáveis, visto que geram menos perdas por serem muitas vezes recicláveis e não prejudicarem a natureza, além de se caracterizarem pelo seu processo de produção que consome menos energia.

Diferença entre cosméticos orgânicos e naturais

Os cosméticos naturais não são necessariamente considerados cosméticos orgânicos, mas os cosméticos orgânicos serão sempre considerados naturais. Essa frase ficou confusa pra você? Calma que vou te ajudar a entender!

Durante minha busca por esses conhecimentos, obtive um pouco de dificuldade no acesso às pesquisas sobre a diferença entre esses cosméticos. Por isso, acho muito importante retratar aqui da melhor forma possível, pois, meu objetivo é atingir cada vez mais pessoas com estas informações que venho adquirindo no decorrer do tempo durante minhas buscas constantes.

Imagem de photosforyou por Pixabay

Como vimos, os cosméticos orgânicos são 100% naturais, onde 95% são ingredientes orgânicos e os outros 5% são água ou ingredientes naturais. É nesse ponto que muitos podem confundi-los assim como eu já confundi muitas vezes. Os cosméticos naturais precisam ser compostos por no mínimo 95% de matéria-prima natural, mas, ao contrário dos cosméticos orgânicos, os outros 5% podem ser materiais sintéticos desde que aprovados pelas certificadoras.

Além da compatibilidade nos 95% de matéria-prima natural, os cosméticos naturais também não são testados em animais e fazem parte do grupo dos cosméticos sustentáveis, pois, por mais que possam existir os 5% de matérias primas possivelmente sintéticas, quando comparados aos industrializados, são de grande ajuda no processo de evolução quando se trata do relacionamento dos cosméticos com a natureza.

Diferença entre cosméticos orgânicos e veganos

Bom, já vimos bastante sobre os cosméticos orgânicos e sua composição. Mas agora, a questão é: O que difere estes cosméticos orgânicos dos cosméticos veganos?

  • Cosméticos orgânicos – Como já sabemos, o produto orgânico provém da fonte de vida, podendo conter componentes de origem animal em sua composição como a cera de abelha por exemplo.
  • Cosméticos veganos – O cosmético vegano não deve possuir absolutamente nada de ingredientes de origem animal em sua formulação, e consequentemente não são testados em animais.
Imagem de Bianca Mentil por Pixabay

Após essas informações, é importante saber bem o que você busca quando adquire um cosmético orgânico ou vegano, pois, um cosmético vegano não é necessariamente um cosmético orgânico ou natural, podendo obter agrotóxicos e pesticidas em sua formulação. Portanto, se sua intenção é buscar por um produto sem origem animal, a melhor opção são os cosméticos veganos. Porém, se você busca utilizar um produto livre de toxinas, agrotóxicos e qualquer outra substância química, os cosméticos orgânicos poderão ser sua melhor escolha!

Valorizando as pequenas marcas, comprando de quem se preocupa com a natureza!

Da nossa geração adiante, muitas coisas irão mudar, e hoje nós já estamos nesse processo! Cada vez mais as pessoas estão se interessando e buscando mais opções para levar uma vida leve e saudável, e os cosméticos orgânicos e naturais tem bastante influência nessa jornada!

Photo by Brooke Lark on Unsplash

Devemos enaltecer mais as marcas “pequenas” que realmente se importam em produzir algo com consciência e uma verdadeira preocupação com a natureza! Marcas que se preocupam com o mínimo detalhe desde a produção e escolha dos ingredientes até a distribuição (quando se trata das embalagens). Por isso, vamos buscar sempre realizar essa “troca”, valorizando essas marcas e cuidando de nós mesmos!

Cosméticos orgânicos, naturais e veganos. Qual dessas opções você mais consome ou mais se identifica? Conte pra nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close