Máscara capilar natural: Os 5 principais ingredientes para fazê-la em casa!

O uso de produtos industrializados para o cabelo e suas consequências

Já parou pra pensar o quanto nós gastamos com produtos para cabelo? E dentre estes produtos, quantos são naturais e livres de substâncias químicas?

Nós mulheres estamos sempre em busca do auto cuidado, principalmente quando se trata de cosméticos para os cabelos e para pele. Investimos o quanto for necessário para uma boa hidratação e até mesmo para um crescimento acelerado quando se trata dos fios, pois, como podemos ver, atualmente existem cápsulas e produtos que prometem um potencial crescimento em um curto período. De uns tempos pra cá, a indústria de cosméticos industrializados, principalmente de máscaras capilares, vem desenvolvendo inúmeras fórmulas para os mais variados tipos de cabelo, seja para os loiros, afros, enrolados, lisos, oleosos, secos, entre outros, além dos inúmeros benefícios anunciados para cada um deles.

Acho incrível o leque de opções que a indústria de cosméticos vem abrangendo no decorrer dos anos, uma vez que, há um tempo atrás, a maioria desses produtos prometiam somente “o liso perfeito!”, e as marcas não produziam máscaras capilares para outros tipos de cabelo. Porém, mesmo diante a essa transformação rumo à diversidade de produtos e a auto aceitação, o que permanece até então são as substâncias químicas e prejudiciais utilizadas nas formulações destes produtos que agridem ainda mais os fios e até mesmo o meio ambiente.

Hoje em dia ainda é difícil uma máscara capilar natural ser encontrada facilmente em farmácias e mercados, e, quando achamos produtos semelhantes é bem importante verificar se são cosméticos naturais de fato ou se são somente “à base de produtos naturais”. Normalmente, para encontrarmos facilmente uma máscara capilar natural devemos buscar por “marcas pequenas” que trabalham exclusivamente com isso, sendo uma forma também de apoia-las cada vez mais além de contribuir para o aumento do consumo desses produtos, ampliando crescentemente esse mercado.

Todos os anos, inúmeras reclamações são feitas devido a problemas de saúde recorrentes ao uso de cosméticos convencionais. As máscaras capilares industrializadas, além de muitas vezes possuírem um alto custo dependendo da marca, possuem em sua composição muitos ingredientes tóxicos. Dentre eles, é importante ressaltar o uso de sulfatos e parabenos (um dos principais causadores de alergias na pele e ressecamento dos fios), parafina, derivados do petróleo, triclosan (ingrediente antibacteriano que atua contra as bactérias, até mesmo as necessárias para nosso corpo provocando desequilíbrio), entre outros. Além dessas características, é comprovado que esses ingredientes químicos também são considerados potenciais cancerígenos.

Utilizando os saberes ancestrais para fazer nossa própria máscara capilar natural

Há muitos anos atrás, mulheres que possuíam um extremo conhecimento sobre a natureza, eram queimadas e denominadas como bruxas apenas por compreenderem todo potencial de cura oferecido pelas plantas e raízes. Devido a isso, aos poucos a sociedade e principalmente nós mulheres, fomos distanciadas e afastadas de toda essa sabedoria.

Photo by Brooke Lark on Unsplash

Diante de todo esse processo de afastamento, nos aproximamos constantemente de inúmeros produtos químicos e industrializados, desde cosméticos até alimentos, tornando-se mais vulneráveis a doenças e a uma saúde desequilibrada. Porém, nos dias atuais, a busca por esses conhecimentos ancestrais vem aumentando cada vez mais, o que consequentemente nos leva a adquirir mais informações e vontade de aprender sobre alimentos e cosméticos orgânicos e naturais. É através de tudo isso que surge a principal ideia: É mais que possível fazer nossa própria máscara capilar natural!

A procura pelas sabedorias ancestrais e a compreensão de que a natureza fornece tudo que precisamos para uma vida leve e equilibrada, nos faz pensar em como podemos utilizar todo esse entendimento a nosso favor. A natureza oferece inúmeras opções para produzirmos nossa mascara capilar natural com ingredientes fáceis de encontrar sem gastar muito, por isso, é essencial sempre darmos uma olhada nos ingredientes que temos em casa!

Os 5 ingredientes mais potentes e fáceis de encontrar para fazer sua própria máscara capilar natural!

É vasta a diversidade de alimentos e produtos provenientes da natureza que podem ser utilizados pra você produzir sua própria máscara capilar natural. Além do fácil acesso, esses alimentos são ótimos para manter nossos cabelos saudáveis e cheios de vida!

Pode parecer duvidoso quando vemos quais são esses ingredientes, mas, digo por experiência própria: Quando contemplamos seus benefícios e principalmente seus resultados, teremos eles como aliados pelo resto da vida! Os principais ingredientes que podem fazer parte da composição de sua própria máscara capilar natural são:

Babosa: Também conhecida como Aloe vera, a babosa é uma planta fácil de manter em casa e possui tantos benefícios que pode ser utilizada sozinha para realizar sua própria máscara capilar natural. Por ser um poderoso hidratante capilar, ela é capaz de estimular nossa circulação sanguínea no couro cabeludo, eliminar as impurezas, selar as cutículas, evitar a queda dos cabelos, eliminar as caspas e serve até mesmo para tirar maquiagens.
Sua folha contém um gel repleto de vitaminas e minerais, além de ser uma planta anti-inflamatória, anti-bacteriana e regeneradora. Pode ser misturada com outros ingredientes naturais também como o óleo de coco. Seu único “defeito” é o cheiro forte, mas, nada que nos impeça de utilizá-la tranquilamente.

Mel: O mel é um ótimo ingrediente quando falamos de máscara capilar natural, podendo ser somente diluído em água ou misturado com outros itens naturais. Repleto de vitaminas, o mel captura as moléculas da água e ajuda na hidratação e reconstrução dos fios, fornecendo saúde e brilho para os cabelos, além de auxiliar na regeneração do couro cabeludo e evitar caspas.

Photo by FOODISM360 on Unsplash

Abacate: Assim como o mel, o abacate ajuda a reter e capturar umidade, e, por ser um alimento que contém gordura, é muito utilizado para hidratar e reconstruir os fios. Uma máscara capilar natural composta por abacate é rica em aminoácidos e vitaminas, proporcionando saúde nos fios e no couro cabeludo. Após seu uso, é possível perceber o brilho e maciez nos cabelos.

Gema de ovo: Uma máscara capilar natural rica em zinco, fósforo, silênio, potássio, lecitina e ferro, além de outras proteínas e vitaminas presentes, é tudo o que precisamos pra uma ótima e intensa hidratação! E tudo isso pode ser encontrado na gema do ovo. Você já imaginava que esse alimento super fácil de ser encontrado na cozinha também pode servir para uma ótima máscara capilar natural? Pois é, esse ingrediente auxilia bastante na reconstrução de cabelos danificados, dando brilho, maciez, nutrindo e fortificando da raiz às pontas.

Banana: Além de saborosa, a banana é um potente ingrediente rico em potássio, aminoácidos e outros diversos nutrientes e vitaminas. Ótima também para o cabelo, a fruta restaura os fios e as pontas duplas, fornecendo suavidade e brilho.

Esses ingredientes citados estão dentre os mais potentes e fáceis de encontrar em casa sem precisar gastar muito. Outros ingredientes ótimos para produzir nossa própria máscara capilar natural são: Bicarbonato de sódio, óleo de coco, óleo de amêndoa, azeite, vinagre de maçã, entre outros.

Se libertando das químicas e desintoxicando os fios

É importante saber que cada cabelo tem sua necessidade específica, portanto ter consciência disso é muito útil na hora de preparar sua própria máscara capilar natural.

Quando nos libertamos do uso de produtos tóxicos, compreendemos o quão libertador é purificar nossos fios e couro cabeludo de anos de uso de químicas. Essa transição, além de nos proporcionar fios mais saudáveis e leves, nos permite passar por mais momentos de autocuidado e empoderamento, obtendo plena consciência da potencialidade da natureza e suas curas.

O que você pensa sobre este processo de libertação? Conte pra mim sobre suas experiências com esses ingredientes e os resultados que obteve com sua máscara capilar natural!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close