O que difere os cosméticos industrializados dos cosméticos naturais?

Cosméticos convencionais e seus possíveis efeitos

Diariamente, junto a visível mudança que vem ocorrendo no planeta Terra, a sociedade e os seres humanos vão sendo afetados cada vez mais pelo constante movimento da vida urbana e suas obrigações. Estes fatores acabam nos distanciando do contato com a natureza e nos aproximando gradualmente do modo de vida “rápido e prático”, muitas vezes gerando desinteresse em buscar informações sobre o que estamos consumindo e quais as consequências disso.

A busca pela rapidez e facilidade é encontrada desde o consumo de alimentos práticos e industrializados, no caso dos Fast-Foods, e até mesmo no uso de cosméticos convencionais (principalmente pelo público feminino), compostos por ingredientes químicos facilmente utilizados em sua composição por obterem um custo benefício e produção em grande escala.

Image by annca from Pixabay

Fora a correria do dia-a-dia, somos consumidos o tempo todo por propagandas que nos incentivam ao uso desses produtos químicos e que quase sempre utilizam palavras como “saúde” e “bem estar” como características. Afinal, nós mulheres não podemos ver um cosmético aparentemente maravilhoso que já queremos levar e testar na mesma hora, não é mesmo? Devido a isso, muitas de nós não nos preocupamos em ler os ingredientes e suas formulações, portanto, é importante sempre ler os rótulos dos produtos e seus ingredientes.

Além da possibilidade desses cosméticos serem testados em animais, podem ser compostos por materiais sintéticos, ácidos, micro plásticos, chumbo, amônia, derivados do petróleo, entre outros. Isso explica o porquê de muitas de nós termos reações alérgicas e irritação na pele ao usar esses produtos, além de outras possíveis doenças que podem ser desenvolvidas, como por exemplo, distúrbios endócrinos e problemas neurológicos.

Como a preferência por cosméticos naturais pode contribuir para o meio ambiente

Os cosméticos convencionais, além de prejudiciais ao corpo, possuem grande impacto na agressão ao meio ambiente, pois, seus componentes químicos demoram mais tempo para se degradar, sem contar suas embalagens que vão sendo acumuladas cada vez mais, provocando desequilíbrio no ecossistema, como a poluição de rios e lençóis freáticos. Imagine o impacto de milhares de pessoas utilizando cosméticos convencionais todos os dias?

Image by ejaugsburg from Pixabay

Devido a todos estes fatores, devemos ressaltar a importância do uso de embalagens biodegradáveis e sustentáveis na comercialização desses produtos, priorizando a natureza e compreendendo sua importância como parte de um todo. O que quero dizer, é que quando prejudicamos de alguma maneira a natureza, seja com acúmulo de embalagens ou produtos tóxicos, estamos prejudicando a nós mesmos. Então, optar pelo benefício de todos é sempre a melhor solução!

Para entender um pouco mais sobre o uso e benefício destas embalagens, é importante saber que:

  • Uma embalagem é considerada sustentável quando é composta por materiais orgânicos, biodegradáveis ou recicláveis, além da pouca energia e recursos naturais em sua produção.
  • Para ser classificada como biodegradável, deve haver a presença de micro-organismos, como fungos, algas ou bactérias que realizam a decomposição natural da embalagem.

O uso das embalagens recicláveis e reutilizáveis é muito importante tanto para o meio ambiente, reduzindo significativamente o impacto que o acúmulo das embalagens convencionais consegue provocar, quanto para a própria empresa que adotará esse método, gerando lucro com esse reaproveitamento além de despertar maior consciência em seus consumidores.

Image by silviarita from Pixabay

As embalagens reutilizáveis aos poucos estão tomando conta do mundo dos cosméticos naturais, já que é bem mais fácil, prático e econômico a compra somente do refil de determinado produto enquanto a embalagem não é acumulada e sim guardada para ser utilizada outras vezes.

É fato que todos os cosméticos precisam da regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para serem comercializados, mas, ao contrário dos cosméticos naturais, os convencionais não precisam de certificação ambiental. Essa é uma das muitas diferenças entre eles.

Cosméticos naturais: Uma escolha consciente


Os cosméticos naturais estão participando cada vez mais da nossa realidade e chegaram para transformar de modo totalmente positivo a indústria de cosméticos e seus efeitos , pois, diferente dos convencionais, os cosméticos naturais não contém aditivos químicos e substâncias tóxicas, além de não serem realizados testes em animais em seu processo.

Fora suas características físicas, os cosméticos naturais possuem grande força quando se trata da volta da nossa conexão com a natureza. Como citado no início do texto, conforme aumentamos nosso contato com produtos químicos e industrializados, perdemos nosso contato com a natureza e os benefícios que ela nos traz. Por isso, é de extrema importância que busquemos esse vínculo para mantermos uma vida leve, equilibrada e saudável. E nisso, os cosméticos naturais podem ajudar!

Para facilitar sua busca por esses produtos, é essencial compreender que 95% de sua composição são matérias primas consideradas naturais, já os outros 5% podem ser materiais sintéticos desde que liberados pela certificadora. Porém, existem marcas que se preocupam em fornecer produtos 100% naturais, mas, que por sua vez, apresentam um período de validade menor do que as demais.

Quando falamos sobre selo de certificação, podemos ressaltar a IBD (Instituto Biodinâmico) e a ECOCERT, principais certificadoras responsáveis pela inspeção das marcas e que se caracterizam por serem um grande fator de confiança e comprovação, ou seja, através delas e também de outras certificadoras, podemos confirmar se determinado produto ou cosmético é natural ou orgânico de fato.

Para a IBD e ECOCERT, os cosméticos naturais podem ser compostos somente por determinadas matérias-primas. Dentre elas, podemos citar: Manteigas vegetais (como por exemplo a Manteiga de Karité), óleos vegetais (como o óleo de coco), corantes e pigmentos naturais, lanolina (tipo de óleo natural, proveniente da lã da ovelha), óleos essenciais (como de lavanda e alecrim por exemplo), extratos vegetais, minerais e polímeros naturais.

Image by mohamed Hassan from Pixabay

Através destas diversas possibilidades, compreendemos como fica mais fácil de aderir a esse novo e saudável estilo de vida que os cosméticos naturais nos proporcionam, uma vez que, a maioria destas matérias-primas citadas estão mais perto de nós do que imaginamos e possivelmente podem ser utilizadas para produção artesanal. Isto quer dizer que é possível nós mesmos fazermos nossos próprios cosméticos!

Refletindo sobre a importância e o impacto que as marcas possuem na sociedade e no mundo, precisamos sempre valorizar as marcas que tem consciência do tamanho de sua interferência na sociedade e que através disso, trabalham pra oferecer o melhor para seus consumidores e principalmente para o meio ambiente e o ecossistema local.

E você, já imaginava o quanto estes cosméticos naturais são bons pro corpo e para o meio ambiente?

Categorias Sem categoriaTags , ,

9 comentários em “O que difere os cosméticos industrializados dos cosméticos naturais?

  1. Acho muito legal que hoje em dia temos muitas opções de cosméticos naturais! As vezes precisamos tomar cuidados com o marketing de algumas marcas que fazem seus produtos parecerem naturais, mas na realidade não são. Não sabia que existia esses selos de certificação como a IBD e ecocert, ficarei de olho na próxima vez que eu comprar algum cosmético natural.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Fernanda! Que bom que este conteúdo foi útil pra você, fico muito feliz em poder ajudar mais pessoas em busca desse caminho natural! E sim, estes selos de certificação são muito importantes quando verificamos se um cosmético é natural de fato. Espero ter ajudado! Obrigada

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close